Nos últimos tempos, o preço dos combustíveis em Portugal tem dado um alívio temporário ao orçamento das famílias. Apesar disso, há uma diferença clara entre os valores praticados nos postos tradicionais e os das bombas ‘low-cost’, levantando dúvidas sobre a qualidade e a possibilidade de mistura dos dois tipos de combustível.
Afinal, é seguro misturar combustíveis ‘low-cost’ e tradicionais?
Sim, a mistura é segura. De acordo com o jornal espanhol 20 Minutos, tanto a gasolina como o gasóleo vendidos a preços reduzidos são homologados e cumprem os requisitos de qualidade mínima exigidos por lei. No entanto, vale lembrar que os combustíveis vendidos nos postos tradicionais contêm aditivos específicos que oferecem benefícios adicionais ao motor, como uma combustão mais eficiente e uma menor acumulação de resíduos.
Ainda assim, os consumidores que escolhem postos ‘low-cost’ não precisam de se preocupar com potenciais problemas na qualidade do combustível. A legislação assegura que ambos os tipos de combustível cumprem as normas exigidas.
Por que o combustível nos postos ‘low-cost’ é mais barato?
O preço mais baixo nos postos de combustíveis ‘low-cost’ resulta de diversos fatores. Em primeiro lugar, esses combustíveis têm menos aditivos, o que reduz os custos de produção. Adicionalmente, os postos ‘low-cost’ têm uma estrutura de operação simplificada: em alguns casos, não contam com funcionários no local, o que reduz os custos operacionais.
Por fim, muitos destes postos compram combustível diariamente, aproveitando as melhores ofertas dos distribuidores. Esta estratégia permite-lhes encontrar o preço mais competitivo, com o objetivo de maximizar a margem de lucro, mantendo os preços mais baixos para os consumidores.
O que acontece se colocar o combustível errado no seu veículo?
Abastecer com o combustível errado é um erro que pode ter consequências graves para o motor. Caso detete o erro logo após o abastecimento, deve proceder à remoção e limpeza do tanque o mais rapidamente possível.
Em veículos a gasolina, colocar gasóleo no depósito fará com que o motor não consiga arrancar, uma vez que o sistema de velas não é compatível com o gasóleo. No caso inverso — se abastecer com gasolina um veículo a gasóleo — o motor poderá iniciar o funcionamento, mas emitirá ruídos anormais e poderá parar abruptamente, arriscando danificar componentes importantes, como a bomba injetora.
Combustíveis ‘low-cost’ vs. tradicionais: uma escolha sem riscos
Para os condutores, a escolha entre abastecer em postos ‘low-cost’ ou tradicionais depende do orçamento e da preferência por combustíveis com ou sem aditivos, como explica o Executive Digest. No entanto, independentemente da opção, é possível circular com segurança, sabendo que ambos os tipos de combustível cumprem os requisitos de qualidade exigidos para garantir o bom funcionamento dos motores.
Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno