O anúncio do aumento do IUC para veículos com matrícula anterior a julho de 2007, previsto na proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), tem suscitado controvérsia e resultou até na criação de uma petição online e várias manifestações pelo País. O Jornal de Notícias avança agora que são cada vez mais os proprietários a colocar a venda carros anteriores a julho de 2007 e que há ainda também o risco de muitas concessionárias de automóveis poderem fechar portas.
A controversa subida do IUC está a resultar num aumento significativo de anúncios em várias plataformas de venda de carros na internet. Pelo menos duas dessas plataformas relataram um aumento de até 13% nos anúncios de venda de carros com matrículas anteriores a 2007.
De acordo com a mesma fonte, esta medida também está a impactar negativamente alguns stands de automóveis. Isso ocorre porque, em alguns casos, a maioria dos carros disponíveis para venda nesses stands possui matrículas anteriores a 2007, sendo assim afetados pelo aumento do imposto.
Consequentemente, as associações do setor estão unidas ao solicitar a revogação desta medida. No entanto, parece que isso não irá acontecer, apesar dos protestos que se multiplicam pelo país.
Atualmente, circula uma petição que visa a anulação desta medida no Orçamento do Estado para o próximo ano e que já obteve mais de 400.000 assinaturas.
De recordar que há, no entanto, quem esteja isento do pagamento de IUC.
Leia também: Os seus pneus novos têm uma marca amarela? Saiba o que significa