Em setembro de 2023 entraram em funcionamento nas estradas portuguesas 12 radares de velocidade média. A estes está previsto juntar-se mais um e muito se especulou que a sua ativação estava marcada para esta semana, no entanto, a verdade foi reposta e o radar de velocidade média da Ponte Vasco da Gama, que liga Lisboa a Alcochete e Montijo, vai manter-se desligado.
Os radares de velocidade média surgem com o objetivo de alterar a tendência que existe de os condutores reduzirem a velocidade apenas na zona onde se encontra o radar. Uma vez que estes analisam a velocidade a que o veículo circula num determinado trajeto, os condutores são obrigados a cumprir os limites de velocidade durante todo o percurso.
Durante esta semana muito se escreveu acerca do início do funcionamento do radar de velocidade média da Ponte Vasco da Gama, contudo, o Observador cita uma fonte oficial da GNR que explica o que poderá ter estado na origem desta confusão, lembrando que “foi colocada a sinalização referente aos aparelhos cinemómetros vídeo fixos em virtude de se encontrarem em fase final de testes”.
A aplicação Waze, que contém informação sobre rotas”, foi uma das que avançou que o radar da Ponte Vasco da Gama iria ser ligado esta semana. A Guarda Nacional Republicana garantiu inclusivamente ao Observador que, para já, ainda não há previsão para a ativação deste radar e alerta que “a entrada em funcionamento será oportunamente comunicada”.
Leia também: Viu esta linha verde na estrada? Saiba o que significa