O cansaço do dia de trabalho pode levá-lo a abastecer o seu carro com o combustível errado. Abastecer gasóleo num depósito de um carro a gasolina não será tarefa fácil, mas o oposto é possível, dado que o bocal de enchimento do depósito de um veículo a diesel é maior, permitindo a entrada da pistola de enchimento da gasolina.
De qualquer forma, nos veículos mais antigos é mais fácil abastecer com o combustível errado, uma vez que os bocais têm os dois o mesmo tamanho e tanto a pistola da gasolina como a do gasóleo conseguem lá entrar, tal como avança a Turbo. Este tipo de enganos dá-se com maior frequência no caso de pessoas que conduzem vários carros.
Enganei-me no combustível. Há solução?
Se por acaso se apercebeu do lapso logo após ter atestado o veículo, não ligue o motor e chame o reboque para que o veículo possa ser levado para a oficina. Uma vez na oficina, o depósito será esvaziado. Por outro lado, se já saiu da bomba de gasolina e só depois reparou que abasteceu com o combustível errado, tente encostar o carro o mais rápido possível num local seguro.
No caso de ter abastecido um veículo a diesel com gasolina, o arranjo do carro pode ser mais dispendioso. Provavelmente até conseguiu andar alguns metros com o carro, no entanto, logo de seguida este irá fazer algum ruido até que os sistemas de injeção e os filtros se danifiquem.
Pelo contrário, se tiver abastecido um veículo a gasolina com gasóleo, as consequências não serão tão graves, embora seja também necessário dirigir-se a uma oficina.
Leia também: Conheça os limites de velocidade em Portugal e as coimas associadas ao incumprimento