À medida que o ano de 2023 chega ao fim, o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) celebra um ano marcante, repleto de conquistas e recordes, solidificando sua posição como uma referência no desporto motorizado e um impulsionador económico para a região do Algarve e para Portugal.
O complexo, que abrange o renomado circuito de corridas e o Kartódromo Internacional do Algarve, foi palco de inúmeras competições nacionais e internacionais, destacando-se o início do campeonato mundial de MotoGP, como nos conta o Motor24. Este evento atraiu mais de 123 mil espectadores, gerando um impacto económico impressionante de quase 80 milhões de euros, além de um retorno mediático avaliado em mais de 200 milhões de euros.
Outros eventos em destaque, como o Mundial Superbike em outubro, também contribuíram significativamente para a economia local, atraindo mais de 40 mil espectadores.
Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar, destacou a importância destes eventos: “Os eventos que recebemos ao longo do ano foram mais uma vez avaliados muito positivamente pelos promotores e foram, mais uma vez, preponderantes para a economia da região, do Algarve e também de Portugal, com destaque óbvio para o MotoGP”.
A Racing School do AIA teve um ano excecional, contando com a participação de quase 5000 pessoas em 2687 experiências e mais de 500 cursos. A escola também organizou 103 eventos corporativos e quase 11.000 voltas à pista, totalizando mais de 49.500 quilómetros percorridos. A parceria com a Yamaha permaneceu forte, com a organização de três ‘track days’ e vários cursos de motociclismo.
Além dos números impressionantes, o AIA foi escolhido por marcas de renome, como BMW, McLaren, Michelin, Mercedes, Bimby e Repsol, para a realização de eventos corporativos. Destaque para a Michelin, que trouxe 4000 convidados ao Algarve.
Em 2023, o circuito recebeu visitantes ilustres, incluindo pilotos consagrados como Valentino Rossi, Max Verstappen, Juan-Pablo Montoya, Nelson Piquet Júnior, António Félix da Costa, Mick Schumacher, Nicolas Lapierre, Toprak Razgatlioglu, Franco Morbidelli, Lando Norris e Lance Stroll.
O AIA também abriu suas portas para diversas equipas de Fórmula 1, como Alpine, Alpha Tauri e McLaren, além dos vencedores das 24 Horas de Le Mans, e a Ferrari, que escolheu o circuito para realizar testes em seus veículos de competição.
O sucesso alcançado pelo Autódromo Internacional do Algarve em 2023 reforça sua posição como uma das principais instalações de corridas na Europa, prometendo continuar a atrair eventos de prestígio e contribuir para o desenvolvimento do desporto motorizado em Portugal.
Leia também: Aldeia quase fantasma no Algarve tem o alojamento ideal para “pessoas cansadas”