Uma creche em Quarteira, pertencente à Fundação António Aleixo, foi encerrada ontem depois de ter sido detetado um caso de covid-19 numa funcionária do estabelecimento. Vítor Aleixo já se manifestou sobre o caso, afirmando que “estamos a acompanhar a situação de forma muito próxima”.
Este foi o primeiro caso do Município de Loulé, que referiu que foram “tomadas todas as medidas que se entendem como as mais adequadas para proteger as crianças, os educadores e demais pessoal da instituição onde funciona a creche em causa”.
A Câmara Municipal de Loulé declarou ainda que irá promover um rastreio alargado, por meio de testes de diagnóstico, a todos os educadores e auxiliares da rede de pré-escolar do concelho. O autarca de Loulé confirmou nas redes sociais que “a larga maioria dos funcionários já [foram] testados” e os resultados foram negativos.
Deste modo, estima-se que ao todo serão testadas cerca de 460 pessoas, entre pessoal docente e não docente.
Durante este fim de semana, a autoridade de saúde vai avaliar se a creche reabrirá durante a próxima semana.
Esta é a segunda creche no Algarve a encerrar depois de ter sido detetado um caso positivo de covid-19, tendo na segunda-feira encerrado uma creche na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, no concelho de Faro.