O IPMA colocou também mais de 70 concelhos dos distritos de Faro (Aljezur, Castro Marim, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo) Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Guarda, Castelo Branco e Portalegre em risco muito elevado.
Mais de 50 concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Outros concelhos de todos os distritos do continente estão hoje em risco muito elevado de incêndio.
De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai diminuir bastante no fim de semana.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente um aumento gradual da nebulosidade de norte para sul, com ocorrência de precipitação no litoral Norte e Centro a partir da tarde, em especial no Minho.
Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, sendo por vezes forte nas terras altas, e descida da temperatura máxima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Bragança) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Aveiro) e os 35 (em Évora e Beja).
Leia também: Temperaturas máximas caem 5 graus a partir da tarde desta sexta-feira. Vem aí chuva