Se planeia vir a conduzir em Espanha, cuja experiência é acessível para cidadãos da União Europeia, incluindo portugueses, mas requer atenção a algumas particularidades. Para circular no país vizinho, é necessário estar munido da carta de condução e dos documentos do veículo, como o Documento Único e a Carta Verde. Embora as semelhanças com o sistema português sejam muitas, existem diferenças importantes a ter em conta para evitar problemas na estrada. Saiba mais neste artigo com a colaboração do Ekonomista.
Uma das distinções é a obrigatoriedade de ter dois triângulos de sinalização para quem reside em Espanha. Para visitantes, basta um. Nos motociclos, tal como em Portugal, é exigido o uso de luzes diurnas durante o dia, mas nos restantes veículos estas só são obrigatórias em condições de má visibilidade. A taxa máxima de álcool no sangue também varia: condutores profissionais e recém-encartados devem respeitar o limite de 0,3 g/l (em Portugal, 0,2 g/l), enquanto para os restantes condutores se mantém nos 0,5 g/l.
Adicionalmente, os veículos em Espanha devem estar sempre equipados com um pneu sobressalente e as ferramentas necessárias para a sua substituição, exceto quando o automóvel vem equipado de fábrica com um kit de reparação. Outra diferença importante é o limite de velocidade em áreas urbanas: enquanto a regra geral continua a ser de 50 km/h, desde 2021, 70% das ruas urbanas em Espanha têm limites de 30 km/h. Por fim, deixou de ser obrigatório ter um jogo de lâmpadas de substituição no veículo.
A segurança também é uma prioridade: o uso de cintos de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, dentro ou fora das localidades, sob pena de uma multa de 200€. Condutores estrangeiros só precisam de usar um colete refletor caso caminhem em estradas ou autoestradas, enquanto os espanhóis devem utilizá-lo sempre que saem do veículo imobilizado. É proibido usar o telemóvel sem um sistema mãos livres, e as multas aplicadas podem ser pagas no local com um desconto de 30%. Caso não se pague, o veículo pode ser confiscado.
No que diz respeito às autoestradas, muitas são gratuitas, mas algumas têm portagens, especialmente em troços perto de grandes cidades e na costa mediterrânica. Os preços podem variar conforme a hora do dia e a época do ano. Além disso, autocaravanas ou veículos com mais de 12 metros de comprimento devem ter refletores amarelos na traseira.
Com estas informações, está preparado para conduzir em Espanha, seja por lazer ou trabalho, garantindo uma viagem segura e em conformidade com as leis locais.
Leia também: Saiba onde comprar uma botija de gás por metade do preço