Para quem vive perto da fronteira que separa Portugal de Espanha, as viagens ao país vizinho são frequentes, quer seja para fazer compras, abastecer o veículo ou até mesmo para fazer umas férias fora sem ter de ir muito longe. No entanto, Espanha já colocou em prática novas regras que vão implicar a recolha de mais dados pessoais, e não serão poucos.
É que, a partir de agora, turistas que viajem para Espanha terão de fornecer informações pessoais mais detalhadas ao reservarem alojamento ou alugarem veículos. Estas medidas, implementadas por decreto real, visam reforçar o controlo de atividades criminosas, segundo as autoridades espanholas, mas estão a gerar polémica no setor do turismo.
Quer isto dizer que, para reservar qualquer tipo de alojamento, terá de fornecer mais de 40 tipos de dados. Por outro lado, no caso do aluguer de veículos, saiba que terá de fornecer mais de 60 tipos de dados. Refere o Executive Digest que entre os novos dados a fornecer estão detalhes, como a morada completa, contactos telefónicos, informações sobre pagamentos e até a relação familiar entre os viajantes.
Todas estas informações serão enviadas para as autoridades espanholas no prazo de 24 horas e os dados serão armazenados numa plataforma monitorizada pelas forças de segurança. Embora a medida já tenha entrado em vigor, as associações hoteleiras espanholas criticam-na duramente, alertando para os efeitos negativos tanto para o setor como para os turistas.
O que é certo é que as empresas que não cumprirem as novas obrigações irão enfrentar multas até 30.000 euros. Assim sendo, se está de viagem marcada para Espanha, prepare-se para revelar alguns detalhes sobre a sua vida pessoal e familiar.
Leia também: Trabalhou num feriado? Tem direito a compensação. Saiba o que diz a lei