Os residentes do concelho de Tavira dão preferência a dois tipos de serviços de telecomunicações bem distintos. De acordo com um estudo do ComparaJá.pt realizado aos utilizadores de TV NET VOZ, 37% dos tavirenses escolhem o pacote mais simples e outros 37% a modalidade mais completa.
As escolhas dos tavirenses ganham particular relevância quando comparamos às preferências dos habitantes de Faro e de Portugal. Enquanto no distrito, a modalidade com mais adeptos é a 3P (com 36% das preferências), no território nacional tem maior preponderância o serviço 4P, que apenas exclui internet móvel (40%).
Televisão é menos interessante para os habitantes de Tavira
No que à televisão diz respeito, 40% dos tavirenses afirmam que esta não tem qualquer interesse para um pacote de telecomunicações. A “caixa mágica” é menos desvalorizada em Faro (36%) e ainda menos no território nacional (30%).
Quando olhamos para o sentido inverso do gráfico anterior, especificamente para a parcela azul, é possível confirmar esta tendência. Apenas 7% dos tavirenses dão importância “elevada” à televisão, enquanto no distrito e em Portugal, esse interesse aumenta (10% e 12%, respetivamente).
Internet não é tão relevante em Tavira do que no resto do país
Embora não existam diferenças significativas quanto à importância da internet num serviço de telecomunicações, são menos os tavirenses que consideram esta funcionalidade muito importante. Enquanto 37% dos habitantes do concelho de Tavira atribuem “baixa” relevância à internet, esta classificação não se acentua tanto em Faro e em Portugal (36%).
Por outro lado, também são menos os tavirenses a classificarem a internet como muito importante (32%). Segundo os dados do ComparaJá.pt, tanto neste distrito como no território nacional, esta funcionalidade ganha mais adeptos.
79% dos tavirenses dão pouco destaque ao telefone fixo
Relativamente à inclusão do telefone fixo num pacote de telecomunicações, a maioria dos habitantes do concelho, distrito e país em análise afirmam que esta funcionalidade tem pouca importância. Todavia, é em Tavira que esta funcionalidade é mais desvalorizada (79%), se compararmos com Faro (74%) e Portugal (65%).
No entanto, há mais tavirenses a considerar o telefone fixo muito importante num serviço de TV NET VOZ. 10% dos munícipes são dessa opinião, que é apenas partilhada por 8% dos residentes no distrito de Faro e 9% dos habitantes em Portugal.
MEO é a operadora preferida dos tavirenses
No momento de escolher a fornecedora de telecomunicações, a maioria do concelho de Tavira opta pela MEO (57%), a primeira preferência também do distrito de Faro (48%) e do território nacional (38%). Aliás, a atribuição dos lugares do pódio é feita de igual forma nas regiões em análise, com diferença apenas ao nível da adesão a cada uma das operadoras.
Em segundo lugar fica a NOS com 25% das escolhas dos tavirenses, 34% das preferências deste distrito e 33% a nível nacional. A diferença mais significativa está na adesão à Vodafone, que garante a terceira posição. Enquanto em Portugal, esta adquire 23% de adeptos, em Tavira conquista apenas a preferência de 16% e ainda somente 12% em Faro. A baixa cobertura da NOWO pode justificar os 6% de adesão no território nacional e no distrito, operadora que ainda é menor prevalência em Tavira (2%).