Devido à pandemia do novo coronavírus, o Município de São Brás de Alportel foi obrigado a colocar em pausa as obras do troço sul da Avenida da Liberdade. Os trabalhos iniciaram agora e a abertura está prevista para julho.
A obra de Requalificação do troço Sul da Avenida da Liberdade, iniciada em janeiro de 2020, é abrangida pelo Plano de Ação e Renovação Urbana de São Brás de Alportel.
Os trabalhos a executar integram a renovação das redes de abastecimento de água e drenagem de águas pluviais, a renovação da iluminação pública; a remodelação e requalificação de passeios e calcetamento da faixa de rodagem, a plantação de árvores; e a renovação de mobiliário urbano.
A renovação da artéria principal do centro urbano, pretende criar melhores acessibilidades e segurança para pessoas e veículos, criando passeios mais amplos e mantendo-se a zona de estacionamento longitudinal e garantindo áreas de cargas e descargas.
Esta é uma obra que se rege pelo programa “São Brás Acessível” sendo uma prioridade da Autarquia garantir que a acessibilidade e mobilidade são direitos de todos os munícipes.
A obra inclui a conversão de zonas de calçada num circuito acessível em lajes de pedra. Um dos objetivos é alargar o circuito acessível e continuar a interligação de edifícios e espaços públicos da Vila, diminuindo dessa forma as dificuldades sentidas pelas pessoas com mobilidade condicionada.
O investimento total desta obra é de 257.603,94 euros mais IVA, integrado em parte na candidatura a fundos comunitários, com financiamento aprovado, a 65%. A empreitada foi adjudicada, por concurso público, à empresa Martins Gago & Filhos, Lda.