A EDP alertou para um aumento preocupante nas tentativas de fraude utilizando o nome da empresa. As burlas chegam, sobretudo, por SMS, exigindo pagamentos de falsas dívidas de energia à EDP. A recomendação da empresa é clara: se receber uma mensagem deste género, apague-a imediatamente e, se possível, denuncie o caso às autoridades.
De acordo com dados divulgados pela EDP Comercial, citados pelo Pplware, só até meados de novembro registaram-se cerca de 2000 tentativas de fraude. Em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram reportados 1700 casos, nota-se um aumento significativo. No mês de outubro, as tentativas de burla dispararam para mais de 3000, face às 1800 do ano anterior, representando um crescimento alarmante de 65%.
Em comunicado, a EDP Comercial explicou:
“Nos meses de outubro e novembro, a EDP Comercial registou um aumento significativo no reporte pelos clientes de tentativas de fraude, em diversas fases do processo de pagamento de faturas de energia e invocando o nome da empresa com o intuito de obter um pagamento, alegadamente devido à EDP, que não existe.”
Estas mensagens fraudulentas têm como alvo um número crescente de consumidores, aproveitando-se de quem desconhece os métodos de contacto legítimos da EDP.
Como funcionam as burlas
O esquema é relativamente simples, mas eficaz. Os clientes recebem mensagens no telemóvel alertando para supostas dívidas à EDP. As mensagens contêm geralmente um link ou uma referência de pagamento, pedindo urgência para evitar sanções ou cortes de energia. Este tom alarmista é frequentemente utilizado pelos burlões para manipular os destinatários e levá-los a agir sem questionar a legitimidade da mensagem.
Para mitigar o impacto deste tipo de esquemas, a EDP Comercial tem vindo a reforçar as mensagens de segurança junto de grupos de clientes mais vulneráveis. Por exemplo, em locais onde são detetadas tentativas de fraude, é feito um envio adicional de SMS alertando para os perigos.
Além disso, sempre que informada sobre um caso, a EDP aconselha os seus clientes a:
- Apresentar queixa às autoridades policiais, denunciando o esquema como burla.
- Contactar de imediato o banco, sobretudo se os dados bancários tiverem sido comprometidos.
Como se proteger
Para evitar cair nestas armadilhas por SMS, a EDP recomenda que os clientes estejam atentos e adotem as seguintes práticas:
- Desconfie de mensagens que exijam pagamentos urgentes, especialmente se contiverem links.
- Não clique em links suspeitos e confirme sempre a autenticidade das mensagens através dos canais oficiais da EDP.
- Consulte as suas faturas diretamente na área de cliente no site ou na app da empresa.
Estas fraudes não são um fenómeno exclusivo da EDP, mas refletem a crescente sofisticação dos burlões em explorar vulnerabilidades digitais e a confiança do consumidor. Esteja atento e proteja-se.
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