CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
“Que cuidados devemos ter na compra de produtos para o Carnaval?”
A DECO INFORMA…
Habitualmente no Carnaval é sinónimo de folia e diversão, mas infelizmente, todos os anos se registam acidentes, na sua maioria com as chamadas bombinhas de Carnaval, sendo na sua maioria com crianças. As lesões mais frequentes, como fraturas ou queimaduras, atingem as mãos e os dedos. Muitas vezes, os estalinhos são guardados nos bolsos ou transportados nas mãos, o que aliado ao calor do corpo origina o rebentamento.
Pais e professores devem estar atentos às atividades dos jovens. Também os proprietários de lojas devem ser sensibilizados para não venderem aquele tipo de produto a crianças.
As bombas de Carnaval ou estalinhos pertencem ao conjunto de explosivos tecnicamente designados como bombas de arremesso. A lei determina que a venda só pode ser feita a pessoas com autorização das entidades competentes, apresentando no ato o documento comprovativo.
Outros acessórios, como máscaras e adereços postiços, nem sempre obedecem aos requisitos de segurança, por exemplo, é comum encontrar perucas e máscaras inflamáveis, que podem tornar-se perigosas quando perto de fogueiras, lareiras, velas ou cigarros.
É também importante ter atenção às pinturas faciais que podem conter químicos capazes de causar reações alérgicas e irritações em peles sensíveis. A melhor forma de evitar problemas é verificar a lista de ingredientes. Esta é obrigatória, em língua portuguesa, e não aconselhamos a compra de produtos que não cumprem estas regras.
Para mais informação, contacte os nossos especialistas através do email [email protected], do telefone 21 371 02 00 ou via Whatsapp +351 966 449 110.
Leia também: Qual foi a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa sobre a situação do “cartel da Banca”?