Depois de participar numa festa ilegal em Espanha, o príncipe Joaquim da Bélgica testou positivo para o novo coronavírus. Estiveram 27 pessoas no local, todas da alta sociedade.
Sabe-se que a festa aconteceu no final de março e já está a ser investigada pela polícia espanhola. Todos os participantes estão em quarentena, depois de ultrapassarem o limite de 10 pessoas no mesmo espaço.
O príncipe deslocou-se a Espanha a 24 de março num voo comercial, alegando que iria tratar de negócios. Dois dias depois, participou na festa em Córdova, na Andaluzia, conforme notícia o El País.
O jornal confirmou junto do palácio real que o ‘turista’ que, alegadamente, estaria infetado é Joaquim, o sobrinho do rei.
A vice-delegada do governo de Córdoba, Rafaela Valenzuela, manifestou-se sobre o caso, dizendo: “Sinto surpresa e indignação, pois num momento de luto nacional por tantos mortos, um facto destes chama muita atenção. É uma irresponsabilidade máxima, porque […] pode produzir um novo surto”.
Não se conseguiu ainda apurar se o príncipe de 28 anos contraiu o vírus no país de origem ou se a infeção aconteceu em Espanha.