A Praia de Vilamoura, um dos destinos turísticos mais procurados do Algarve, viu-se afetada por uma interdição de banhos devido à detecção de coliformes fecais na água. A decisão foi tomada pela Delegação Regional de Saúde do Algarve após análises revelarem a presença desses contaminantes, levando à colocação da bandeira vermelha e à interdição temporária da praia.
A interdição da Praia de Vilamoura e a análise da qualidade da água do mar revelaram a presença de coliformes fecais. Esses microrganismos indicam a contaminação da água por resíduos humanos ou de origem animal.
As autoridades marítimas atuaram de forma proativa, tomando medidas imediatas para evitar riscos para a saúde pública.
“Houve uma grande afluência de água que escorreu pelos terrenos em direção ao mar. Água barrenta que passou por vários terrenos e que preventivamente a Autoridade Marítima, quando viu aquela acumulação de água junto às praias e tendo em conta que estava que estamos em época balnear, içámos a bandeira vermelha preventivamente, contactámos a Agência Portuguesa do Ambiente e a Direção Regional da Saúde para tirarem a recolha de água e avaliarem ou não a contaminação da das águas balneares”, esclareceu Pousadas Godinho, comandante do Porto de Portimão, em declarações à TSF.
Com esta informação, “a Direção Regional de Saúde emitiu uma interdição a quatro praias da zona de Albufeira”, concluiu.
Durante a última quarta-feira, apenas a praia dos Pescadores e a praia do Inatel, em Albufeira, continuavam interditas a banhos, sendo que foram recolhidas amostras de água nessas mesmas praias, sendo esperada uma re-avaliação ainda durante esta quinta-feira.
As autoridades estão a tomar medidas rigorosas para resolver esta situação e garantir que as praias possam ser desfrutadas com segurança neste final de época balnear pelos turistas e residentes locais.
Leia também: Três praias em Albufeira interditadas a banhos após chuva intensa