A PSE é uma empresa especializada em ciência de dados e realizou um estudo com uma amostra de 3670 pessoas através de uma aplicação de telemóvel.
Os dados foram claros e indicaram que os portugueses cumpriram o isolamento no domingo de Páscoa, com uma taxa de 79%. Contudo, o mesmo estudo mostra que nos últimos dois dias as pessoas começaram a sair de casa, caindo a percentagem para 56%. Este foi um dos valores mais baixo de isolamento desde que o estado de emergência foi declarado a primeira vez (54% foi a taxa mais baixa).
O responsável pela análise dos dados conta que este estudo de mobilidade começou no início de 2019 e que servia para apoiar empresas e entidades públicas de diversas áreas com dados sobre o movimento das pessoas. Os novos tempos e a nova realidade que vivemos, fez com que o projeto final se transforma-se.
Estão em estudo 45 municípios. O Ílhavo aparece com o pior resultado, enquanto Ovar tem o mérito de melhor índice, como revela o PSE. Recorde-se que Ovar está sob cerco sanitário, devido ao elevado risco de contágio.
A recolha de dados é feita a partir de uma aplicação em smartphones, com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel. Abrange regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Distrito de Faro. Não estão incluídas as regiões do interior e do Alentejo.
Podemos assim concluis que as pessoas estão a cumprir o isolamento e que, no geral, os apelos para ficar em casa na Páscoa resultaram. Contudo, os dias seguintes foram de muita mobilidade, o que pode igualmente representar um risco elevado de contágio do novo coronavírus.
Portugal registava na quarta-feira 599 mortos associados à covid-19, mais 32 do que na terça-feira, e 18.091 infetados (mais 643), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).