O Banco de Portugal anunciou que vai colocar em circulação, no dia 1 de junho, uma moeda de coleção em liga de cuproníquel com o valor facial de cinco euros, designada “Miragaia longicollum”, integrada na série “Dinossauros de Portugal”. Esta moeda pode ser utilizada em pagamentos, mas só em Portugal.
A sua distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional — Casa da Moeda. Serão emitidas apenas 30.000 exemplares.
Na parte frontal da moeda (coroa), tem a imagem do fóssil de um dinossauro em espiral, ao centro o valor facial e o escudo nacional e na orla esquerda, as legendas “Portugal” e “2023”.
No reverso, no campo central, aparece o dinossauro em posição frontal com a cabeça e cauda viradas para o seu lado direito, na zona inferior, em silhueta, uma representação do solo e do arvoredo, na orla esquerda a indicação da autora e a legenda “Casa da Moeda” e na orla direita, o nome científico da espécie, Miragaia longicollum.