Portugal está entre os países do mundo que mais cumpriram as medidas de confinamento. A afirmação é feita pela Apple, que desvendou recentemente uma plataforma que permite avaliar os países no que toca a este aspeto.
Ao comparar dados de pesquisa de itinerários (de carro ou pé) obtidos a partir do seu sistema operativo iOS para iPhones, a Apple consegue ter uma ideia de como os cidadãos de cada país se estão a comportar.
Ainda assim, esta é uma forma pouco precisa para saber quais são os países que estão a levar mais a sério a pandemia, mas torna-se uma ferramenta importante para tirarmos algumas conclusões e que o El País revela agora.
Os dados dizem respeito a 62 países e ao período compreendido entre os dias 13 de janeiro e 14 de abril. A Espanha aparece como o país onde se verificou uma maior quebra nas pesquisas (em 86,19%). Já Itália segue em quarto lugar com 83,84% de pesquisas. Curiosamente, estes são os países da Europa mais afetados pela pandemia.
Quanto a Portugal, aparece no décimo lugar com uma quebra de 78,1%, o que faz do nosso país um dos mais cumpridores das medidas de confinamento, propostas pelo estado de emergência, renovado até 02 de maio.
O estudo revela também a lista de cidades onde ocorreu maior cumprimento das regras de confinamento. Quanto a cidades portuguesas, não existe nenhuma no “top 10”, mas temos Roma (-90,13%) em primeiro lugar, seguido de Madrid (-89,04%). Barcelona (-88,30%) e Paris (-87,40%) ocupam seguintes posições.
Portugal regista hoje 657 mortos associados à covid-19, mais 28 do que na quinta-feira, e 19.022 infetados (mais 181), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).