
Segundo foi possível apurar, o voo estava coordenado com a aproximação de Faro. Tratou-se de “uma aeronave P-3 Orion da Força Aérea Portuguesa (FAP), normalmente conhecido como o ‘avião-espião’, em missão de patrulhamento a sul do Algarve”.
Os P-3C Orion foram comprados em segunda mão à Holanda pelo então ministro da Defesa Paulo Portas, que partem de Beja para missões de um dia no Mediterrâneo.
“Com os EUA a substituírem os seus P-3 (construídos pela Lockheed Martin) por P-8 (da Boeing), os portugueses ‘são dos melhores do mundo’ nesta altura”, assegura a TACO – sigla inglesa que designa os coordenadores táticos, tão ou mais responsáveis que os pilotos-aviadores pelo emprego operacional dos aparelhos de patrulha marítima.
Sobre a qualidade dos P-3 Orion, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, já teve oportunidade de destacar as “missões internacionais únicas que o avião ajuda a cumprir, o que é muito importante para um país como Portugal, que tem uma jurisdição enorme para fiscalizar e está empenhado em missões internacionais cada vez mais exigentes”.
A FAP destaca particularmente os P-3C CUP+ que “resultam de um programa de modernização de 5 P-3C adquiridos à Holanda, tendo o protótipo sido formalmente entregue em setembro de 2010”.
“O P-3C CUP+ mantém todas as capacidades de patrulhamento marítimo herdadas do P-3P, nomeadamente Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW), e Busca e Salvamento (SAR). Além disso, um conjunto de sensores modernos associados a um sistema tático de missão completamente integrado, capacita o P-3C CUP+ a operar também em diversas missões em ambiente terrestre. Ficou também equipado com um sistema de autoproteção MLWS (Missile and Laser Warning System), que permite a deteção de ameaças e o disparo de contra medidas”, refere a FAP.
“A conjugação destas capacidades com as caraterísticas inatas desta aeronave, onde se destacam a sua enorme autonomia, raio de ação, velocidade, a disponibilidade para transportar sensores e armamento, operar de dia e de noite e em quaisquer condições meteorológicas, resultaram num sistema de armas extremamente versátil e flexível”, salienta ainda a FAP.
NOTA DA REDAÇÃO: O vídeo inicial publicado, cedido por um leitor, foi retirado por não corresponder ao voo da passagem em Tavira. Aos nossos leitores, as nossas desculpas.
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