O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), através da Direção Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve, conjuntamente com a GNR/SEPNA e a Autoridade Marítima, levaram hoje a cabo uma ação de fiscalização, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Da operação, que decorreu em 24 praias, resultou o levantamento de 92 autos de notícia por contraordenação, devido a campismo, autocaravanismo selvagem e estacionamento em locais não permitidos.
A destruição de habitats fazem desta ocupação ilegal um perigo para a natureza. Estas ações de fiscalização têm como objetivo desincentivar práticas ilegais e fortemente degradadoras de uma área de elevado valor natural mas também turístico.
A ação envolveu 14 viaturas, das quais sete do ICNF, cinco da GNR e duas da Autoridade Marítima. O número de agentes foi de 35.
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina estende-se desde São Torpes até ao Burgau. Abrange territórios nos concelhos de Aljezur, Odemira, Sines e Vila do Bispo.