
O Cine-Teatro Louletano recebe na próxima sexta-feira, dia 3 de Março, a partir das 9 horas, o seminário “Obesidade e os novos desafios da actividade física”, no âmbito do projecto europeu que Loulé lidera, “Vital Cities – Make You Active”.
Conforme explica a autarquia louletana na nota de imprensa enviada às redacções, “nas sociedades actuais emerge a problemática da obesidade, flagelo que tem vindo a agudizar-se nas sociedades de consumo, que importa compreender e combater face a novas informações e conhecimentos, hoje em dia ao dispor de todos nós, nos vários domínios científicos que se dedicam a compreender este fenómeno e as suas implicações”.
Nesse sentido, têm vindo a intensificar-se as acções de vários agentes no sentido de incrementar a prática de actividade física, de forma planeada e optimizada, potenciando os seus benefícios e implicações para o bem-estar da população no seu geral, melhorando as suas experiências desportivas e a qualidade de vida.
Este seminário vai abordar os seguintes temas: a evolução do conceito da obesidade como doença; a obesidade e a prescrição médica de exercício saudável; a cidade como indutor de exercício físico; que exercício e que alimentação para uma boa gestão do peso; qual a fórmula de sucesso para combater a obesidade no século XXI; benefícios e obstáculos de cariz psicológico face à adesão à actividade física e suas implicações.
As inscrições são gratuitas para os parceiros locais do projecto “Vital Cities – Make you active”, estudantes e funcionários da autarquia. Todos os interessados devem enviar um email para [email protected]
O seminário é creditado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), sendo atribuídos aos formandos 1.2 unidades de crédito na componente geral, relativo ao título profissional de técnico/a de exercício físico.
Programa
9h00 – Sessão de abertura
9h45 – Apresentação do 1º Painel
9h50 – A evolução do conceito da obesidade como doença
Carlos Oliveira | Presidente da Associação de doentes obesos e ex-obesos de Portugal
10h20 – A obesidade e a prescrição médica de exercício saudável
Eliezer Cerdas | Médico do Serviço de Medicina Desportiva do Hospital de Loulé
10h50 – Coffee-Break
11h20 – A cidade como indutor de exercício físico
Teresa Heitor | Docente e Investigadora do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico
11h50 – Debate do 1º Painel
12h30 – Almoço
14h30 – Apresentação do 2º Painel
14h35 – Que exercício e que alimentação para uma boa gestão do peso
Teresa Branco | Fisiologista na Gestão do Peso e Diretora do Instituto Profª. Teresa Branco
15h05 – Qual a fórmula de sucesso para combater a Obesidade no século XXI?
Rui Barros | Treinador de Fitness
15h35 – Coffee- Break
16h05 – Benefícios e obstáculos de cariz Psicológico face à adesão à actividade física e suas implicações
António Palmeira | Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Educação Física, Desporto e Lazer
16h35 – Debate do 2º Painel
17h10 – Sessão de Encerramento