Provavelmente já com os minutos contados estacionou o carro, dirigiu-se ao parquímetro, este estava fora de serviço, então decidiu apenas deixar um papel encostado ao vidro a dizer que a máquina não funciona. À primeira vista pode parecer a solução ideal, no entanto, esta não o protege de uma eventual multa. Para se ver livre, tanto do parquímetro como da multa, terá de seguir todo um procedimento.
Verifique o horário de funcionamento
O primeiro passo é verificar se o parquímetro está dentro do seu horário de funcionamento. Se estiver dentro do horário, quer dizer que está efetivamente fora de serviço. Assim sendo, verifique se existe algum parquímetro em funcionamento nas imediações. Se estiver a funcionar, basta fazer o pagamento e o problema fica resolvido. Caso contrário, veja se está por perto algum fiscal, que o possa ajudar.
Contacte a empresa que gere o parqueamento
Se o problema persistir, contacte a empresa que faz a gestão do parqueamento. O número de telefone está na máquina de pagamento. Indique na chamada a matrícula do seu veículo e de seguida coloque um papel no vidro do carro a informar que contactou a operadora e que a avisou acerca da avaria do parquímetro. “O cruzamento de dados dos funcionários da entidade gestora do parqueamento com a central evitará que possa ser multado”, avança o site, Motor 24.
Se não cumprir este procedimento, pode ser penalizado
No caso de o parquímetro não funcionar, evite deixar apenas um papel no interior do veículo sem antes seguir os dois passos atrás mencionados. Uma vez apanhado sem o ticket de parqueamento válido, terá de pagar uma multa que pode variar entre os 30 e os 150 euros. No entanto, esta infração não implica a perda de pontos no título de condução.
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