A pandemia começa a abrandar um pouco por todo o mundo. A economia dos países europeus tem de voltar a reabrir e as medidas de desconfinamento já se fazem sentir em vários países.
Por toda a Europa, e no mundo, estaremos perante uma nova realidade. E se a realidade antes era comum a todos, neste momento, cada país vive um período diferente, envolvido em medidas de proteção e higienização.
Na Espanha, o plano de desconfinamento começou a 4 de maio e prolonga-se até ao final de junho. Será dividido quatro fases de duas semanas cada, aplicadas diferentemente consoante as regiões.
Numa primeira fase, reabrem os estabelecimentos de take-away e as esplanadas, com uma limitação de ocupação até 30%, com restrições de higiene e de distanciamento social e horários preferenciais para os grupos de risco, avança o Sapo.
Na segunda fase, bares e restaurantes vão poder reabrir os espaços interiores, limitados a um terço da capacidade. Em Portugal, estamos neste momento a preparamo-nos para a reabertura destes espaços, que acontecerá a 18 de maio.
Já em Itália, o país europeu mais afetado pelo novo coronavírus, prepara-se a segunda fase de desconfinamento, com a reativação da atividade económica, por fases, até junho.
A 14 de abril, deu-se a reabertura de livrarias, papelarias e lojas de roupa para bebé. A 27 de abril, a construção, fabrico de máquinas industriais e indústria automóvel abriram portas.
Restaurantes e bares reabrem apenas a 1 de junho. O take-away é permitido desde 04 de maio.
Analisando a Alemanha, a realidade do país mostra que os estabelecimentos comerciais com uma área até 800 metros quadrados reabriram a 4 de maio. Restaurantes, bares e ‘pubs’ permanecem fechados.
O uso obrigatório de máscara nos transportes públicos começou a 27 de abril, na maioria dos estados federados e em todos os estabelecimentos comerciais em Berlim.
A França inicia a 11 de maio o plano de desconfinamento, que se estende até 2 de junho. O teletrabalho será uma realidade a assumir nos próximos tempos.
Os estabelecimentos comerciais, à exceção de cafés, bares e restaurantes, podem reabrir, a partir do dia 11, com limites ao número de clientes e distância de um metro entre eles.
Só no final de maio haverá uma decisão sobre a reabertura dos estabelecimentos de restauração.
Esta é a situação geral dos países mais próximos de Portugal, que são também os mais afetados pela pandemia. A realidade que se vive é de cuidado máximo.
As medidas implementadas no nosso país, vão ao encontro das implementadas em Espanha, Itália, Alemanha, França e, também, nos restantes países europeus.
Relacionado:
Abertura de restaurantes: Máscaras, distância de segurança e outras medidas que devemos saber
Câmara de Faro apoia causa animal com 8 mil euros
Krazy World Zoo reabre ao público amanhã
Estudo diz que taxa de infecção em Loulé é 14 vezes maior ao previsto
Morte de duas crianças chinesas em aula pode estar associada ao uso da máscara
Falha no Hospital de Faro faz família velar e enterrar cadáver errado
Fazer o bem, sem olhar a quem: Conheça o grupo dos “1000 Fatos, 1000 Abraços”