Os portugueses costumam ser bastante críticos consigo mesmos, mas não costumam levar a bem quando alguém de outro país diz coisas menos positivas sobre Portugal. Foi precisamente o que aconteceu com uma nómada digital estrangeira a viver há um ano e meio em território nacional.
Vittoria Glu já viveu na Rússia, Estados Unidos e agora encontra-se a viver e a trabalhar em Portugal.
A mulher tem uma conta no TikTok onde produz um grande números de vídeos sobre a vida em Portugal. Na maioria das vezes, os vídeos são em tom de crítica para com Portugal e para com os portugueses.
Há varias coisas que irritam a nómada digital, tais como: a falta de simpatia dos portugueses, o preço que paga por uma casa, o facto de, em agosto, existirem vários serviços e espaços fechados e de poucos saberem falar inglês.
Os vídeos não são recebidos da melhor forma por alguns utilizadores que se fazem expressar nos comentários dos vídeos de Vittoria.
A publicação que causou mais revolta entre os portugueses, foi o vídeo: “Porque é que Portugal é sobrevalorizado”, em que explica as desvantagens de viver em Portugal.
Para Vittoria, Portugal não é uma boa opção para viver porque o custo de vida é enorme; os impostos são um “pesadelo” e a sociedade é conservadora, não está preparada para mudar ou para receber imigrantes.
A opinião partilhada pela nómada digital gerou polémica e muitos comentários. Entre eles, destacam-se: “A porta da rua é a serventia da casa”, “Estaria no céu se tivesse 3 mil euros por mês para gastar” e “Existem todos esses problemas devido aos turistas”.
Há também quem concorde com Vittoria Glu e afirme “eu sou português e é tudo verdade”.
Leia também: Estudante espanhola de Erasmus em Portugal diz que portugueses: “São muito lentos” [vídeo]