As autoridades detiveram na noite passada em águas internacionais, a sul de Portugal continental, cinco homens suspeitos de estarem envolvidos no tráfico de estupefacientes, quando se deslocavam numa embarcação de alta velocidade, foi esta sexta-feira revelado.
As detenções ocorreram durante uma operação conjunta da Autoridade Marítima Nacional, da Marinha Portuguesa e da Força Aérea, segundo um comunicado.
De acordo com a nota divulgada pela Autoridade Marítima Nacional, da operação “resultou a apreensão de uma embarcação de alta velocidade suspeita de atividade de narcotráfico, com 30 jerricans de combustível, e a detenção de cinco indivíduos do sexo masculino, de nacionalidades espanhola e marroquina, com idades compreendidas entre os 29 e os 41 anos”.
A embarcação apreendida e os homens detidos foram conduzidos para o porto de Faro, a fim de se efetuarem as diligências de investigação, refere o comunicado.
A Força Aérea Portuguesa, na sequência desta missão conjunta, identificou e monitorizou outras embarcações relacionadas com o narcotráfico, tendo sido posteriormente perseguidas por meios da Polícia Marítima e da Marinha Portuguesa, acrescenta a nota.
Desde o início do ano, operações deste tipo levaram à detenção de 61 pessoas, à apreensão de 26 embarcações de alta velocidade e de 29,5 toneladas de produto estupefaciente.
Em junho, a Polícia Judiciária (PJ) alertou para o aumento da circulação de droga. O que já levou este ano à apreensão de praticamente a mesma quantidade de estupefacientes apreendida em 2022. As autoridades defendem mais meios para o combate ao tráfico.
Em 2022 foram apreendidas quase 42 toneladas de droga, segundo o relatório de 2022 de Combate ao Tráfico de Estupefacientes em Portugal. Este reúne os dados das apreensões de droga realizadas por PJ, GNR, PSP, Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), assim como por outras entidades do Estado, como a Polícia Marítima (PM) e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).