A Câmara Municipal de Loulé assinou os Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo para 2020. Foram beneficiadas 34 associações desportivas, numa sessão que decorreu no auditório do Convento Espirito Santo, com a presença do autarca Vítor Aleixo.
Foram ainda protocolados os subsídios que o município irá atribuir às coletividades louletanas. No total, serão distribuídos 821 mi euros, aos clubes com o objetivo de criar condições técnicas, logísticas, materiais necessárias e aquisição de equipamentos à prática desportiva proposto no Programa de Desenvolvimento Desportivo apresentado nas candidaturas.
O valor de apoio à atividade dos clubes cresce 8% face a 2019. Contudo, os critérios continuam os mesmos e a autarquia refere em comunicado que houve uma “distribuição transparente, rigorosa e imparcial das verbas, nomeadamente o número de atletas residentes no concelho de Loulé, o número de equipas e o nível competitivo, número de treinadores e o grau de formação, número de elementos do gabinete médico e o número de viaturas”.
O valor abrange 4.620 atletas federados (70% são do sexo masculino e 30% do género feminino), 176 treinadores, 26 elementos do gabinete médico e 93 viaturas. Os clubes desenvolvem 38 modalidades desportivas.
Vítor Aleixo sublinhou que o investimento está a ser realizado e projetado ao nível da construção de novas infraestruturas, onde se destaca a construção de uma Pista de BMX em Quarteira, do Pavilhão Multiusos em Almancil, do Pavilhão GimnoDesportivo de Quarteira e do Campo Municipal de Boliqueime.
Além disso, a autarquia encontra-se a realizar manutenções em vários equipamentos desportivos. O Complexo Desportivo de Salir, Pavilhão Desportivo Municipal de Boliqueime, Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé e Piscinas Municipais de Quarteira são alguns exemplos. Está prevista também a requalificação da Pista de Atletismo de Quarteira, substituição dos relvados sintéticos dos campos n.º 2 de Loulé e Quarteira e renovação dos balneários, assim como a execução de programas de sustentabilidade e eficiência energética e hídrica nas instalações desportivas.
Em comunicado, o Município de Loulé revelou que os contratos-programa foram assinados com os seguintes clubes: Associação Artes Marciais do Algarve, Associação Cultural de Salir, Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, Associação Desportiva Clube de Ténis de Quarteira, Associação Dinamika, Casa da Cultura de Loulé, Centro de Ciclismo de Loulé, Centro Desportivo de Quarteira, Club BTT Terra de Loulé, Clube BMX Asas da Cidade, Clube de Basket de Quarteira Tubarões, Clube de Golf de Vilamoura, Clube de Ténis de Loulé, Clube de Tiro de Loulé, Clube de Xadrez das Torres do Al-Gharb, Clube Desportivo Boliqueime, Clube Desportivo CHECUL, Clube Desportivo Recreativo Quarteirense, Clube Hípico de Loulé, Clube Internacional Marina de Vilamoura, Clube Petenca Escola de Loulé, Ginástica Clube de Loulé, Grupo Desportivo Barreiras Brancas, Grupo Desportivo Serrano, Internacional Clube de Almancil, Juventude Sport Campinense, Louletano Desportos Clube, Motoclube de Loulé, Quarteira Sport Clube, Rugby Clube de Loulé, Sakura – Academia Marcial de Loulé, Sport Clube Escanchinas de Almancil e União Shito Ryu Portugal.