Nos Estados Unidos, uma tendência curiosa tem vindo a crescer: homens com forte semelhança física com Jesus Cristo estão a ser contratados para posar em fotografias de Natal, anúncios de casamento e postais comemorativos, de acordo com o Notícias ao Minuto. Esta demanda inesperada tem levado a um número crescente de pessoas a encarnar a figura bíblica, oferecendo um serviço para aqueles que querem retratar momentos especiais com um sósia de Jesus.
Bob Sagers, natural do Utah, partilhou a sua experiência: estava a participar num festival com o cabelo solto quando um estranho se aproximou e lhe pediu o contacto. Outros exemplos, como Jai Knighton, também relatam situações semelhantes. Knighton lembra que, numa das suas experiências, uma cliente pediu para este se comportar da forma mais parecida possível com a figura de Jesus, acreditando que, caso contrário, as pessoas perceberiam que não era genuíno. Terry Holker, por sua vez, menciona uma situação em que uma mulher agarrou a sua mão, acreditando que estava a tocar realmente em Jesus, tal foi a sua imersão no papel.
Estes modelos não só precisam de ter traços físicos que se assemelhem a Jesus Cristo, mas também de adotar comportamentos e gestos mais ligados à imagem católica da figura. A combinação de semelhança física e comportamento é o que torna estes trabalhos tão procurados.
Tudo indica que os sósias de Jesus estão a ser bem remunerados. De acordo com a imprensa norte-americana, estes modelos podem ganhar cerca de 200 dólares (aproximadamente 192 euros) por hora, o que reflete a crescente popularidade e a demanda por este tipo de trabalho, especialmente em épocas festivas como o Natal.
Leia também: Chegou ao Lidl a marca ‘Stanley’ Cup a um preço que poderá fazer voar o stock