Enfrentar uma entrevista de emprego pode ser um verdadeiro desafio, especialmente quando surge a temida pergunta: “Quanto espera ganhar?” Esta questão, que avalia tanto as expectativas salariais como a capacidade de negociação e autovalorização do candidato, é muitas vezes difícil de responder, sobretudo na ausência de uma proposta clara por parte da empresa. No entanto, e segundo a Executive Digest, Bill Gates tem uma resposta bastante simples e que o pode ajudar.
Muitos candidatos sentem-se pressionados a equilibrar o valor que consideram justo com a preocupação de não assustar o recrutador ao sugerir um montante demasiado elevado. Por um lado, ninguém quer desvalorizar as suas competências, mas, por outro, apresentar uma expectativa salarial fora do orçamento da empresa pode ser contraproducente.
Bill Gates, numa entrevista com o jogador de basquetebol Stephen Curry na série State of Inspiration, partilhou uma abordagem interessante para lidar com este tipo de situação. O fundador da Microsoft sugere que, em vez de fornecer um número exato, o candidato deve desviar o foco para outros aspetos importantes, como o futuro da empresa.
“Espero que o pacote salarial seja bom. Estou disposto a correr o risco e acho que a empresa tem um grande futuro, então prefiro obter mais opções sobre ações do que compensação em dinheiro”, afirmou Gates. Segundo o mesmo, esta resposta demonstra não só confiança nas suas próprias capacidades, mas também um forte compromisso com o crescimento da empresa em questão.
Adotar esta estratégia permite ao candidato destacar-se como alguém com visão a longo prazo e disposto a contribuir para o sucesso da empresa, em vez de parecer focado apenas em ganhos imediatos. Além disso, esta abordagem evidencia uma mentalidade estratégica e flexível, qualidades que são frequentemente valorizadas pelos recrutadores.
Leia também: Lidl surpreende com super-aquecedor por apenas 24,99€. Saiba quando o pode comprar