Enquanto caminhava na rua, sobretudo nos períodos em que há menos iluminação nas estradas, certamente já pisou uma pastilha elástica escondida entre as pedras da calçada. Os pés ficam colados ao chão e o difícil é remover completamente a pastilha do seu sapato. No entanto, se for até ao Japão, dificilmente viverá uma experiência semelhante, uma vez que não há pastilhas elásticas espalhadas pelo chão. A razão está “escondida” na embalagem.
Num vídeo publicado na rede social TikTok, um jovem espanhol que visitou o Japão revelou uma situação inédita, que permite que as ruas estejam mais limpas do que as portuguesas, no que diz respeito à presença de pastilhas elásticas no chão.
A razão está “escondida” na embalagem
Ao contrário do que se vê por cá, no Japão, as embalagens de pastilhas elásticas são vendidas com um pequeno bloco de folhas no seu interior.
O Notícias ao Minuto cita o tiktoker espanhol, que diz que as folhas que vêm dentro da embalagem servem para enrolar a pastilha, depois de usada. Assim sendo, há forma de guardarem as pastilhas usadas até encontrarem um caixote do lixo por perto, pelo que acabam por não as deitar para o chão.
Estes papéis evitam que as pastilhas se colem às superfícies e por isso é que é tão raro encontrar restos de pastilhas no Japão.
Para já, em Portugal ainda não se encontram embalagens de pastilhas com estes blocos de folhas no seu interior. Por isso, para evitar deitar no chão a sua pastilha usada, tenha sempre consigo um lenço de papel ou uma pequena folha para guardar a pastilha elástica até encontrar um caixote do lixo.
Leia também: Britânicos elegem cidade com praia a sul de Lisboa como uma das mais bonitas da Europa
Veja aqui o vídeo: