O Município de Albufeira está empenhado em deixar de utilizar herbicidas e, para tal, tem uma monda térmica, que funciona com água a uma temperatura de 120º. José Carlos Rolo acompanhou a equipa neste regresso e também colocou a “mão na massa”, ou, neste caso, na erva.
Durante o confinamento, os técnicos que utilizam a máquina estiveram impedidos de limpar as áreas verdes do concelho, mas agora, com o período de desconfinamento em vigor, já o podem fazer. O autarca defende que “é Importante reduzir a pegada ecológica e todos temos que fazer por isso”.
A monda térmica é uma prática que se destina a combater a vegetação infestante através do uso de água a elevada temperatura. O equipamento encontra-se a ser operacionalizado por uma equipa qualificada de dois jardineiros técnicos da Divisão de Higiene Urbana e Espaços Verdes, tendo sido administrada formação técnica especializada, informa o município em comunicado.
A ação eficaz da máquina, permite ao Município de Albufeira que deixe de aplicar herbicidas químicos e, ao mesmo tempo, salvaguarde o meio ambiente e reduza a pegada ecológica. José Carlos Rolo defende que “a utilização deste equipamento é uma mais valia para os trabalhos de manutenção ambiental no concelho, inserindo-se na nossa estratégia de redução das emissões atmosféricas. Estamos satisfeitos, pois garante-nos uma melhor prática com vista à maximização da sustentabilidade ambiental”.
O Município de Albufeira pretende aderir em breve à campanha “Autarquias sem Glifosato”, da associação ambientalista Quercus, comprometendo-se a abandonar o uso de quaisquer herbicidas à base da substância ‘glifosato’.