O tradicional Mercado Municipal de Estoi realiza-se este domingo, seguindo as regras da Direção-Geral de Saúde, apresentadas no plano de contingência pela autarquia de Faro e Associação de Feirantes do Algarve, resultante do Conselho de Ministros de 29 de maio.
De acordo com a legislação em vigor, o uso de máscara é obrigatório no recinto e todas as banca devem ter álcool gel. Além disso, o plano de contingência reforça que “as medidas de distanciamento físico [são] indispensáveis à contenção da infeção”, assim como o cumprimento da etiqueta respiratória.
Quanto ao atendimento, deverá ser efetuado de forma organizada, limitado a um consumidor de cada vez por feirante. Deve ainda ser assegurado que os consumidores apenas permanecem no recinto o tempo necessário para a aquisição dos bens.
Cada feirante deve “proceder à limpeza e desinfeção dos equipamentos, objetos, superfícies, produtos e utensílios de contacto direto com os clientes”, assim como criar uma barreira de, pelo menos, um metro entre a banca e o consumidor.
O Plano de Contingência do Mercado Municipal de Estoi pode ser consultado aqui, com todas as indicações para a segurança dos feirantes e consumidores.
Portugal registava ontem 1.505 mortes relacionadas com a covid-19, mais um do que na quinta-feira, e 36.180 infetados, mais 270, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.