“Entre 17 e 19 de novembro, haverá cerca de 250 veículos motorizados (motos e motos-4) a acelerar na Praia de Monte Gordo. Se tinha previsto um passeio em família durante a maré baixa, desista: o circuito, em pleno areal da praia, terá entre 4 a 5 Km de extensão”, avisam os vereadores eleitos pelo PSD de VRSA.
Em comunicado, os vereadores do PSD acusam o executivo da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António pagar “100.000 euros para levar veículos motorizados aos areais da Praia de Monte Gordo, num tempo em que os destinos turísticos apostam cada vez mais na imagem da defesa do ambiente e da conservação da natureza, e em que as preocupações com as alterações climáticas estão cada vez mais na ordem do dia”.
Com os votos favoráveis do PS e do vereador eleito pela CDU, “é esta a imagem do turismo concelhio que se dá aos principais mercados emissores, num concelho onde parecia consensual a necessidade de privilegiar o turismo desportivo e de saúde, a mobilidade ciclável, os percursos pedonais, as atividades ao ar livre, o aproveitamento das nossas especificidades naturais, paisagísticas e ambientais”, salienta a nota.
Os vereadores do PSD de VRSA recordam que isto vai acontecer “num concelho onde as nossas áreas naturais são uma imagem de marca e um dos pilares de qualquer estratégia de afirmação económica e territorial do município, numa perspetiva de médio e longo prazo: as praias com areais a perder de vista, a Reserva, o Parque Natural da Ria Formosa, a Mata Nacional e os seus percursos de manutenção e de descoberta da natureza”.
O PSD de VRSA, que votou contra a presente Proposta, denuncia o que diz ser “os sinais errados que estão a ser dados aos agentes económicos, nomeadamente em termos da degradação da imagem turística do nosso concelho”.
E vai mais longe, denuncia igualmente “a desadequação do modelo de financiamento da prova. De facto, nos termos do Protocolo celebrado com o Automóvel Clube de Portugal, «o ACP terá direito às receitas auferidas com as inscrições dos participantes na prova desportiva», enquanto que o Município é responsável pelas «despesas necessárias à realização da prova», no valor «expectável e previamente cabimentado de 100.000 euros»”, lê-se na nota.
Em conclusão para o PSD, “degrada-se a imagem ambiental e paisagística do nosso turismo, metendo 250 motos nos areais da Praia de Monte Gordo; o ACP aufere e a Câmara paga cem mil euros”.
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