Os utilizadores de bicicletas urbanas e elétricas do Algarve vão concentrar-se em Loulé no dia 23 de setembro, num evento que faz parte do Dia Europeu Sem Carros, anunciou esta terça-feira a associação sem fins lucrativos Benfazer.
O evento apoiado pela Câmara de Loulé e pela empresa Decathlon “tem como objetivo celebrar a mobilidade urbana suave como uma resposta aos objetivos de desenvolvimento sustentável das cidades e, consequentemente, para o bem-estar dos seus habitantes”.
Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de usufruir de uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.
Esta concentração integra o programa da IV FAVA – Feira do Ambiente e Vegan do Algarve, que acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, e faz ainda parte da rede de eventos para a Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Europeu Sem Carros do Concelho de Loulé.
Com início às 11:00, os participantes terão à sua disposição as seguintes atividades:
– Welcome Drink às 14 horas para quem trouxer a sua bicicleta ou trotinete;
– Serviço de check up gratuito para bicicletas
– Formação sobre bicicletas às 16:00
– Pista de condução rodoviária para crianças;
– Exposição e test-drive de bicicletas urbanas, de carga e elétricas.
Estas atividades fazem parte de uma lista com mais de 30 oportunidades de aprendizagem e entretenimento que a FAVA irá apresentar ao longo dos dias 22 e 23. Também não faltará uma área de restauração, comércio e programa para crianças.
Apesar de ter entrada livre, a organização salienta que quem fizer inscrição online nas atividades do seu interesse, terá benefícios como brindes, reserva de lugar e participação em sorteios.
A Concentração de Utilizadores de Bicicletas Urbanas e Elétricas e a FAVA – Feira do Ambiente e Vegan do Algarve são eventos organizados pela Benfazer, uma associação algarvia, sem fins lucrativos, constituída para promover o bem-estar e a sustentabilidade, através de propostas para um estilo de vida mais consciente e ético.
Leia também: Faro é a primeira cidade do Algarve com bicicletas de uso partilhado