Loulé abre as portas a mais uma edição do “PARK(ing) DAY – Ocupa o teu lugar na cidade”, que decorrerá nos dias 22 e 23 de setembro, das 18:00 às 23:00, na Avenida 25 de Abril – Parque Municipal de Loulé, integrado na Semana Europeia da Mobilidade 2023.
À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Loulé participará nesta efeméride com um conjunto de atividades, integrando, em simultâneo, a FAVA – Feira de Ambiente e Vegan do Algarve.
O programa prevê diversos momentos dinâmicos, tais como passeios e concentrações de bicicletas, mesas-redondas dedicadas à mobilidade e sustentabilidade, atividades e animação infantil, entre os quais um planetário de projeção 360º, hora do conto ou a pista rodoviária da GNR, atividades desportivas promovidas pela Autarquia mas também por ginásios e associações locais, rastreios gratuitos de saúde e bem-estar, participação de expositores dedicados a esta matéria e animação de rua.
A 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, terá lugar o debate “Qual o Futuro das Cidades de Hoje?”, que acontece das 18:00 às 19:30, no Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco, e irá abordar a gestão dos resíduos, gestão da água, autossuficiência energética, refúgios climáticos; florestas nas cidades, autossuficiência alimentar, mobilidade urbana e economia circular. A moderação está a cargo de Uwe Heitkamp, jornalista e fundador da publicação ECO123.
Às 19:00, tem lugar o passeio urbano de bicicleta por Loulé, “Massa Crítica”. Trata-se de um passeio informal, dentro do espírito destas manifestações que ocorrem em várias cidades do mundo, todas as últimas sextas-feiras do mês, com milhares de pessoas a percorrerem as principais artérias das cidades de forma pacífica, descontraída.
É normal aparecerem os mais variados géneros de bicicletas sendo, por vezes, consideradas uma passerelle de veículos ímpares. Esta é uma iniciativa que pretende reforçar a mobilidade ciclável como uma mobilidade democrática, ágil, amiga do ambiente e sustentável.
Por outro lado, a comunidade escolar também terá uma participação ativa nestas celebrações. O Agrupamento de Escolas Padre Cabanita irá realizar um passeio de bicicleta, pelas principais artérias da cidade, envolvendo toda a comunidade educativa e civil que queira associar-se. A partida será dada às 10:00 e o percurso inclui uma passagem pelo centro da cidade.
Também o Agrupamento de Escolas de Almancil celebra este Dia e, longo de toda a manhã, na Escola EB2,3 Prof. Dr. António de Sousa Agostinho decorrerão diversas atividades com as bicicletas dentro do recinto escolar.
Já no dia 23, às 11:00, no Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco, vai estar em destaque a mesa redonda/debate “O Mercado Voluntário de Carbono em Portugal”, moderado por Miguel Freitas, ex-secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural. O protocolo celebrado ente a Autarquia de Loulé e o CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, será um dos pontos de partida desta sessão.
Segue-se, no mesmo local, a entrega do prémio “Essência do Ambiente” à Autarquia de Loulé. O galardão promovido pela empresa de comunicação e relações públicas ‘Essência – Comunicação Completa’, na categoria “Boas Práticas”, visa distinguir a Câmara de Loulé pelo projeto “Reutilização de Águas Residuais Tratadas em Contexto Escolar”, implementado na Escola EB2,3 Padre João Coelho Cabanita.
Também neste dia acontece a 1ª concentração de utilizadores de bicicletas elétricas. Um evento que tem como objetivo celebrar a mobilidade urbana suave como uma resposta aos objetivos de desenvolvimento sustentável das cidades e, consequentemente, ao bem-estar dos seus habitantes.
Com início às 11:00, os participantes terão à sua disposição as seguintes atividades: welcome drink para quem trouxer a sua bicicleta ou trotinete, serviço de check-up gratuito para bicicletas, formação sobre bicicletas, pista de condução rodoviária para crianças e exposição e test-drive de bicicletas urbanas, de carga e elétricas.
Em ambos os dias, decorre mais uma edição da FAVA – Feira do Ambiente e Vegan do Algarve. Para além das secções de comida e bebida, vestuário, cosmética e artesanato, são apresentadas empresas, marcas e associações que tenham soluções para a proteção animal, agricultura sustentável, economia circular e mobilidade elétrica.
A FAVA apresenta ainda um programa com cerca de 30 espetáculos e atividades gratuitas, para todas as idades e interesses, como espetáculos de música, circo, teatro, exposições, debates, showcookings, oficinas, planetário, meditação, exercício físico e tanto mais.
Nos dois dias, parte do trânsito automóvel da Av. 25 de Abril, assim como da R. Ascensão Guimarães, estará encerrado das 18:00 às 23:00 (dia 22) e das 11:00 às 23:00 (dia 23), promovendo a Autarquia de Loulé nesse horário um programa de animação e sensibilização no local.
A Semana Europeia da Mobilidade constitui um momento em que os cidadãos por toda a Europa têm a oportunidade de usufruir de atividades mais direcionadas e dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel.
O tema escolhido pela Comissão Europeia para a realização de ações deste ano recaiu na “Eficiência Energética”. A dependência energética maioritariamente dos combustíveis fósseis russos e as consequências imediatas devido à guerra, tais como a cessação de abastecimento, as sanções iniciadas, o aumento abrupto dos preços da energia e ainda a crise da subida de preços induzida pela inflação, a pobreza energética e o impacte ambiental do elevado consumo de energia são tudo matérias que inquietam a comunidade internacional.
“Todos nós podemos contribuir para a poupança de energia, através de uma mobilidade mais ativa. Uma aposta no uso de transportes públicos, o investimento em soluções de transporte eficientes e sustentáveis, a opção por uma condução mais sustentável e, sempre que possível, a redução das necessidades de transporte são medidas fundamentais alterarmos o paradigma. Investir no Ambiente é uma aposta essencial e o caminho certo para um futuro melhor, mais sustentável e consequentemente com gerações mais conscientes e felizes”, consideram os responsáveis municipais.
Leia também: Câmara de Loulé lamenta morte de Hugo Duarte. Era colaborador da autarquia há 25 anos