Um lar de Matosinhos acolhia 16 doentes, dos quais 11 estavam infetados com o novo coronavírus. O nome do estabelecimento era Mundo das Ternuras e o caso foi confirmado pela Segurança Social (SS).
Porém, o estabelecimento operada em regime ilegal. Segundo a Segurança Social “verificou-se que o equipamento desenvolvia, de forma ilegal, a atividade de estrutura residencial para pessoas idosas, onde se encontravam acolhidos 16 idosos. Em consequência, foi elaborado o respetivo auto de notícia pelas irregularidades detetadas e deliberado, pelo Instituto da Segurança Social, o seu encerramento administrativo imediato”
Na quarta-feira o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, indicou que recebeu 16 pacientes infetados com covid-19 provenientes deste lar, que infringia as regras, avança a Lusa. Todas eram do sexo feminino.
Sabe-se que a diligência foi efetuada a 24 de outubro de 2019. Este é crime de desobediência e o Ministério Público de Matosinhos já está a tomar conta do caso..
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 137 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, estão registados 629 mortos e 18.841 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.