Rogério Bacalhau procedeu à entrega de quatro bicicletas elétricas à Unidade de Saúde Familiar (USF) Ossónoba, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Central.
O objetivo é que os profissionais de saúde possam passar a usar este meio de transporte nas saídas para apoios domiciliários a doentes do concelho. O Município cedeu ainda uma viatura automóvel para estar ao serviço da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
A entrega de medicamentos, mudanças de pensos ou acompanhamento de doentes estão incluídas nas atividades que já se realizavam mas que neste momento serão reforçadas, uma vez que “as viaturas que existiam tinham de ser partilhadas entre todas as unidades e muitos profissionais até já usavam as suas próprias bicicletas para fazer estas deslocações domiciliárias”.
O projeto está avaliado em cerca de 4.515,00 euros e Sílvia Cabrita, diretora executiva do ACeS Central diz que “foi acolhido com muito entusiasmo” pela equipa da USF, constituída por seis médicos e seis enfermeiros”. Realça também que “os cuidados de saúde são muito importantes e com este apoio, podemos evitar que as pessoas se desloquem tanto ao centro de saúde, o que também é um objetivo”.
Já a partir da próxima semana, as bicicletas vão começar a ser usadas pelas equipas da USF Ossónoba.