O Hotel Rural Quinta do Marco, localizado em Santa Catarina da Fonte do Bispo, no concelho de Tavira, aproveitará a próxima época baixa para concretizar um investimento que em muito contribuirá para a sustentabilidade e redução de consumos de água.
“Se na componente de utilização de água para consumo humano, esta unidade hoteleira já tem instalados redutores de caudal em todas as torneiras, o que garante significativa redução dos consumos, iremos agora instalar um equipamento de tratamento de águas residuais, de modo a produzir água para reutilização, certificada para rega de árvores”, explica o hotel rural em comunicado.
A propriedade envolvente ao hotel tem vários hectares disponíveis para a plantação de árvores autóctones, nomeadamente alfarrobeiras, que irão ser regadas com esta água tratada.
O equipamento a instalar “é produzido em Portugal pela Premier Tech e comercializado, instalado e assistido pela Albombas, empresa sediada em Almancil e consiste na implementação de um biofiltro “Ecoflo” que utiliza a fibra de coco como média filtrante e isenta do consumo energia”.
“Esta solução de tratamento de águas residuais é reconhecida mundialmente como a mais eco-responsável, uma vez que tem a pegada de carbono mais baixa do mercado e permite no final a reutilização do efluente tratado, reforçando assim uma preocupação continua em obtermos no Hotel Quinta do Marco um ciclo da água cada vez mais sustentavel”, salienta.
Esta instalação foi aprovada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Leia também: ‘Será a EDP uma pessoa de bem?’ questiona CEO de Hotel algarvio sobre carregadores elétricos