O homem chama-se Bharat Jain e ficou conhecido para o mundo por ter enriquecido a pedir esmolas nas ruas de Bombaim, na Índia. É agora apelidado de o “mendigo mais rico do mundo”. Bharat é proprietário de um apartamento de luxo e de duas lojas. Embora tenha construído uma grande riqueza não pretende deixar as ruas porque não se vê a fazer outra coisa e por isso nunca pensou em desistir daquela atividade.
Bharat Jain começou a pedir nas ruas por quase não saber ler ou escrever e não ter vislumbrado oportunidades de trabalho. Atualmente passa entre dez a 12 horas por dia perto da estação de comboios Chhatrapati Shivaji Terminus e do campo desportivo Azad Maidan, locais que são considerados privilegiados para a mendicidade.
Ao que tudo indica, nos últimos anos acumulou uma fortuna de mais de um milhão de euros, que tem vindo a investir em imóveis e até na educação dos filhos.
Aparentemente, Bharat recebe aproximadamente 2.500 rúpias de esmolas, todos os dias, o que equivale a 27,5 euros. Embora não pareça um valor muito alto, é muito superior ao salário médio dos trabalhadores na Índia. Ainda para mais para alguém sem habilitações literárias.
O ponto forte dos seus ganhos está nas suas propriedades. O homem possui um apartamento de três quartos na cidade de Mumbai que tem um valor estimado em 1,2 milhões de rúpias, ou seja, cerca de 13 mil euros. Além disso, Bharat Jain também é dono de dois estabelecimentos comerciais que arrenda por cerca de 30.000 rúpias por mês, ou seja, 330 euros.
Segundo o El Español, o homem admite que não é fácil mendigar na rua por tanto tempo, mas, garante também, que como não sabe fazer mais nada, nunca pensou em sair. Vai até mais longe dizendo aos filhos para não seguirem os seus passos.
Bharat impôs uma educação muito rígida aos seus filhos que já terminaram os estudos e que agora ganham a vida com os seus empregos.