Um homem de nacionalidade moldava, de 51 anos, morreu esta terça-feira afogado na albufeira da barragem do Pisão, na freguesia de Beringel, no concelho de Beja, revelaram à agência Lusa fontes dos bombeiros e da GNR.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja explicou à agência Lusa que o homem estava a nadar na albufeira com uns colegas quando desapareceu na água.
Depois, um dos colegas mergulhou e retirou-o da água e levou-o para a margem da barragem, acrecentou.
Segundo esta fonte, o homem chegou à margem da barragem já em paragem respiratória e o colega tentou fazer-lhe manobras de reanimação, mas sem sucesso, e só depois alertou os bombeiros.
A Viatura Médica de Reanimação e Emergência (VMER) de Beja não esteve no local, porque estava ocupada noutra concorrência, mas os bombeiros estiveram e fizeram manobras de reanimação, também sem sucesso, explicou a fonte do CDOS.
Os bombeiros acabaram por deixar o cadáver entregue à GNR depois de o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa ter declarado o óbito.
Fonte da GNR disse à Lusa que a vítima é um homem de nacionalidade moldava, de 51 anos.
O alerta para o afogamento foi dado às autoridades às 12:23 e as operações de socorro envolveram sete elementos, apoiados por duas viaturas, dos Bombeiros Voluntários de Beja e da GNR, indicou a fonte do CDOS.