
O regresso da Fórmula 1 a Portugal gerou perto de 1.500 notícias só no fim de semana em que se realizou o Grande Prémio no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
De acordo com a análise de clipping da Mediamonitor, da Marktest, só entre sexta-feira e domingo foram identificadas 1.453 notícias nos meios nacionais, com um retorno financeiro estimado em 13,1 milhões de euros.
Embora a maioria das notícias tenha sido publicada em suporte online (956), foram as 318 notícias e reportagens veiculadas pelos principais canais de televisão nacional que estiveram na origem da maior fatia do retorno mediático gerado pela prova: 10,9 milhões de euros.
A televisão foi também o meio responsável pelo maior volume de GRP’s (48% do total), com um registo acumulado de 538,6%.
No domingo, dia em que se realizou a prova propriamente dita, foi identificado o maior número de notícias, com quase metade do total (703).
Sobre o Grupo Marktest
Constituído em 1980, o Grupo Marktest é especializado em estudos de mercado e processamento de Informação. Hoje, é mesmo o grupo português com maior projeção nacional e internacional na sua área de atuação.
A atividade do grupo abrange vários segmentos como a medição de audiências de meios, monitorização de investimentos publicitários, estudos regulares (barómetros) nas áreas das Telecomunicações, Banca, Seguros, Distribuição Moderna, Painéis na área da Internet e estudos de pricing e auditoria de retalho.
Integrada com estas atividades, o grupo criou ainda uma forte área de desenvolvimento de software que tem permitido o seu crescimento baseado na qualidade, inovação e afirmação no mercado nacional, bem como uma sustentada expansão internacional.