A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) volta a alertar os contribuintes sobre tentativas de fraude que se intensificam por via de mensagens de correio eletrónico e SMS. Nos últimos meses, tem-se verificado um aumento de fraude que, recorrendo ao nome das Finanças, procuram induzir os destinatários a aceder a páginas fraudulentas ou a realizar pagamentos indevidos, em alguns casos, sob o pretexto de regularização da situação tributária.
A prática é conhecida como phishing, uma técnica de fraude online em que os burlões se fazem passar por entidades de confiança para recolher dados pessoais ou bancários dos utilizadores. A AT sublinha que nunca solicita a transferência de montantes ou a inserção de dados bancários através de mensagens enviadas por e-mail ou SMS. Em caso algum, como sugere o Pplware, o contribuinte deverá aceder aos links ou cumprir instruções que visem um pagamento imediato.


Para os utilizadores que recebam estas mensagens de fraude, a recomendação é simples: ignorar e eliminar qualquer e-mail ou SMS que aparente vir das Finanças e que inclua links suspeitos ou pedidos de pagamento. A leitura do folheto informativo sobre Segurança da Informação, disponível no Portal das Finanças, é recomendada para que cada contribuinte esteja ciente das melhores práticas de proteção contra fraudes. Segurança da Informação disponível no Portal das Finanças.
É importante lembrar que a AT comunica apenas por vias oficiais e que, em caso de dúvida, é sempre prudente contactar diretamente os serviços tributários para verificar a autenticidade de qualquer comunicação que tenha sido recebida.
Leia também: Este estendal do aldi para varanda ou radiador custa 4,99€ e seca a roupa rapidamente