As compras online estão cada vez mais em voga e, ainda que já não seja necessário dar-se ao trabalho de sair de casa para se deslocar à loja, o que é certo é que esta forma de fazer compras também tem as suas consequências negativas. Por exemplo, a Wacom, fabricante japonesa reconhecida pelos tablets gráficos amplamente utilizados por designers e ilustradores, revelou que a sua loja online foi alvo de um ataque informático e as contas bancárias dos clientes estão em risco.
Os clientes que fizeram compras entre novembro de 2024 e janeiro de 2025 estão em risco
Refere a Marketeer que a empresa alertou que as informações de pagamento de clientes podem ter sido comprometidas, colocando em risco as contas bancárias dos mesmos. Para já, sabe-se que os piratas informáticos poderão ter acedido a dados de utilizadores que realizaram compras na plataforma entre 28 de novembro de 2024 e 8 de janeiro de 2025.
Se por acaso fez compras neste loja online, deverá vigiar a sua conta bancária e verificar se existe algum movimento suspeito na sua conta bancária e nos cartões de crédito. Uma outra medida de segurança a tomar passa por alterar as senhas da sua conta Wacom e outros serviços associados.
A Wacom pede ainda a todos os clientes para se manterem alerta para possíveis golpes de phishing, já que alguns piratas informáticos poderão tentar entrar em contacto consigo para se fazerem passar pela fabricante japonesa.
“Estamos a trabalhar para obter todos os detalhes”
De salientar que a empresa ainda não divulgou a dimensão do ataque informático, embora tenha assegurado aos clientes que está a tomar medidas para reforçar a segurança dos seus sistemas e a proteger os dados dos mesmos.
Em declarações a um site ligado ao setor da tecnologia, a Wacom revelou estar a “investigar o assunto”, acrescentando ainda que “estamos a trabalhar para obter todos os detalhes e a entrar em contato apenas com clientes que podem ser potencialmente afetados”.
Quer isto dizer que, para já, o melhor que tem mesmo a fazer é controlar os movimentos da sua conta bancária e, caso tenha feito compras nesta loja entre 28 de novembro de 2024 e 8 de janeiro de 2025, deverá aguardar pelo contacto da marca.
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer