Lagos vai acolher até ao dia 28 deste mês uma exposição concebida pelo beato Carlo Acutis, que vai ser canonizado e foi um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, anunciou a organização.
A Exposição Internacional dos Milagres Eucarísticos pelo Mundo, que começou esta quarta-feira, tem entre os principais objetivos reforçar “o papel essencial da Eucaristia como centro da vida cristã e sustento para a missão da Igreja [católica] no mundo”, destacou o padre Nelson Rodrigues, das paróquias de Lagos, promotora da mostra, num comunicado.
“Embora tenha padecido com apenas 15 anos, [Carlo Acutis] testemunhou de forma tão viva e verdadeira a fé que em 2025 será canonizado pelo papa Francisco, permanecendo assim um modelo para os jovens de hoje em dia que também tiveram oportunidade de o celebrar como um dos patronos da JMJ Lisboa 2023”, salientou a organização.
A exposição pode ser vista na igreja de Santa Maria de Lagos e é composta por “aproximadamente 166 painéis que retratam, com uma seleção extensa de fotografias e descrições históricas, cerca de 136 dos principais milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja e ocorridos ao longo dos séculos em vários países do mundo”, precisou.
Lagos acolhe, assim, uma exposição religiosa que já passou por paróquias de vários países, “incluindo alguns dos mais famosos santuários marianos, como Fátima, Lourdes [França], Guadalupe [México], entre outros”, acrescentou.
A exposição abre diariamente às 10:00, às 17:30 está previsto “um terço mariano com Carlo Acutis”, seguindo-se uma “bênção com o Santíssimo” às 18:15 e depois uma eucaristia, às 18:30, assinalou a organização, frisando que serão feitas missas de abertura e enceramento da exposição, no primeiro e último dia da mostra, respetivamente.
Leia também: Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos