A CCDR Algarve IP – Agricultura e Pescas, com o apoio da Rede Rural Nacional e em parceria com o setor agroalimentar algarvio, lançou uma campanha de vídeos curtos que dão voz a histórias de sucesso na agricultura regional, destacando investimentos apoiados por fundos europeus e a transformação do setor. Esta semana apresenta o caso da “Mil Plantas”, um viveiro especializado na produção de citrinos, oliveiras e árvores ornamentais, que tem vindo a afirmar-se como um dos principais fornecedores de plantas na região.
A empresa iniciou a sua atividade em 2008 com a produção de plantas ornamentais, acompanhando a crescente procura no setor da construção para paisagismo e espaços verdes. Paralelamente, apostou na produção de fruteiras, como oliveiras e citrinos, reforçando a resposta às necessidades da agricultura no Algarve.
Em 2023, a Mil Plantas vendeu 67.596 árvores de fruto para viveiros na região, registando um crescimento de 15% face ao ano anterior. A laranjeira comum ou doce (Citrus sinensis) lidera as vendas, com mais de 15.000 exemplares por ano, seguida do limoeiro e da alfarrobeira, ambas com cerca de 10.000 árvores vendidas anualmente (dados do Instituto Nacional de Estatística).
No que respeita à venda direta a agricultores, verificou-se um maior volume de vendas nas sub-regiões do centro e barlavento algarvio, reforçando a importância desta produção para a dinamização do setor agrícola na região.
Leia também: Este aspirador 3 em 1 do Lidl tem função trituradora, saco de 34L e custa menos de 30€