A pecuária extensiva e o enriquecimento do espaço rural biodiverso
Numa organização conjunta da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e Cooperativas Agroalimentares de Espanha, o evento conta com a participação dos dois ministros da agricultura de Portugal e de Espanha, dos eurodeputados Álvaro Amaro e Clara Aguilera, do Director do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), Eduardo Diniz, e de Esperanza Orellana, Directora General de Producciones y Mercados de Espanha. Em representação das organizações agrícolas e pecuárias vão participar Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP, Confederação dos Agricultores de Portugal e Angel Pacheco, Presidente das Cooperativas Agroalimentarias de Espanha.
A abertura do evento e apresentação das principais temáticas que mobilizam o sector vão ser feitos por Rui Garrido, Presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul e Agustín Gonzalez, Presidente da Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG). A moderação e apresentação geral vai estar a cargo de Isabel Martins, Directora da Revista Vida Rural. Discutir os aspetos técnico-científicos e de política agrícola associados à pecuária extensiva e ao meio rural envolvente, apresentar os seus contributos económicos, ambientais, territoriais e sociais, são alguns dos propósitos dos organizadores que afirmam a pecuária extensiva como um fator de enriquecimento das dinâmicas e da biodiversidade do espaço rural. Propõem, por essa razão, a reflexão em conjunto sobre o papel da pecuária extensiva e os benefícios do pastoreio, defesa da variedade de plantas e raças locais e da sua capacidade de resiliência, como algumas das abordagens para o evento.
Criada em 1962, a política agrícola comum (PAC) é uma parceria entre o setor agrícola e a sociedade e entre os agricultores europeus e a Europa. A PAC é uma política comum a todos os países da UE, gerida e financiada a nível europeu, com base nos recursos do orçamento da UE. Os seus objetivos são:
1. apoiar os agricultores e melhorar a produtividade do setor agrícola, garantindo um abastecimento estável de alimentos a preços acessíveis
2. assegurar um nível de vida digno aos agricultores europeus
3. ajudar na luta contra as alterações climáticas e na gestão sustentável dos recursos naturais
4. conservar o espaço e as paisagens rurais em toda a UE
5. dinamizar a economia rural promovendo o emprego na agricultura, nas indústrias agroalimentares e nos setores conexos
O webinar luso-espanhol de dia 5 Novembro, vai ocorrer a partir das 15h00, na plataforma Zoom para quem se inscreveu. A ACOS vai também transmitir o essencial do evento na sua página do facebook,
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!