O São Martinho é celebrado a 11 de novembro, data em que o santo morreu em Candes, no ano de 397, e foi a enterrar em Tours (França). O Dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa: celebrado em Portugal, na Galiza e nas Astúrias (Espanha), em Itália, na Alemanha, na Croácia…
As celebrações, contudo, variam de país para país. Deixamos aqui as mais interessantes:
– Espanha – San Martín é a matança do porco
– Bélgica – as crianças percorrem as ruas com velas e lanternas, cantando e recebendo doces
– Reino Unido – começa o jejum de preparação para o Natal
– Alemanha – organizam-se Martinzuge (procissões)
– Croácia – faz-se o batismo das uvas e o dono da cada veste-se de Bispo e comem Mlinci, uma espécie de sopa de pão
– Itália, assam castanhas e também se come um zeppole or frittelle di San Martino (uma mistura de farinha de trigo e água frita, recheada com queijo ricota ou nutella), ensopado de carne de porco e biscoitos de São Martinho (bolachas duras com sabor a erva-doce que devem ser comidas depois de embebidas em vinho moscatel de Pantelleria). As crianças andam pelas ruas com tachos, enquanto pedem doces ou dinheiro, recitando também um poema
– Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho.
Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!