Precisamos urgentemente da vacina para salvar vidas, travar a pandemia, evitar o seu ressurgimento e, por último, permitir o regresso a uma vida normal.
A Comissão Europeia lançou a sua estratégia em matéria de vacinas contra o coronavírus com o objetivo de reduzir o tempo necessário para encontrar uma vacina segura, eficaz e a preços acessíveis. Foram assinados seis acordos prévios com os produtores de vacinas. Além disso, disponibilizou mais de 2 mil milhões de euros para garantir uma capacidade de produção suficiente na UE. Com estas ações, que se somam aos esforços mundiais de angariação de fundos, ao longo historial de financiamento da ciência de ponta da União e à sua capacidade para reunir cientistas e inovadores de renome neste domínio, a UE está na vanguarda dos esforços internacionais na luta contra o coronavírus.
Embora as primeiras vacinas contra o coronavírus, incluindo uma produzida com financiamento da UE, se encontrem já em distribuição, outros investigadores por todo o mundo continuam a trabalhar. Eis algumas histórias de cientistas europeus que, apoiados pela UE, estão empenhados nesta luta.
Manuel Carrondo e a sua equipa no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), em Portugal, trabalham no projeto DiViNe financiado pela UE. Seis parceiros de 5 países da UE estão a explorar formas de simplificar o processo de purificação.
Hugo Marques é coordenador de um curso multimédia na EPRAL, a Escola Profissional da Região Alentejo, em Évora, Portugal. Graças à UE, os estudantes e os professores da EPRAL receberam financiamento para melhorar a qualidade da formação ministrada.
Conheça todas as histórias:
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!