No próximo dia 14, sábado, às 14:30, a Associação Almargem irá realizar o debate de emergência pela água no Algarve, “Deem hipótese à água”. O painel, com moderação a cargo do jornalista Duarte Baltazar é constituído por:
Joaquim Brandão Pires, primeiro secretário da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, que irá apresentar as medidas previstas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC) e como estão a ser aplicadas,
Pedro Coelho, diretor regional da Agência Portuguesa do Ambiente – APA, com a apresentação e reflexão sobre o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREHA)
Júlio Sousa, diretor municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município de Loulé, que irá introduzir a visão dos municípios sobre esta situação e a planificação a curto e longo prazo, com ênfase no município de Loulé
Manuela Moreira da Silva, professora da Universidade do Algarve e investigadora no CIMA, lançará algumas propostas resolutivas que considera adequadas e viáveis.
A participação será online, via Zoom, através de inscrição prévia neste link.
Participe, coloque questões e esclareça dúvidas recomenda o GLOCAL Faro que se associa à iniciativa.
Informação Europe Direct Algarve
O Eurostat, Gabinete de Estatística da União Europeia, publicou recentemente um relatório onde avalia os progressos feitos na União Europeia, nos últimos cinco anos, rumo às metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas na sua agenda para 2030. Os indicadores analisados mostram que foram feitos progressos na generalidade dos ODS, com exceções a nível da ação climática e da igualdade de género. No que toca aos ODS 6 – “Água potável e saneamento” e 14 – “Proteger a vida marinha” não foi possível fazer uma avaliação, devido à falta de informação estatística.
A escassez de água e a seca no quadro da adaptação às alterações climáticas vão ser uma prioridade da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que começa em janeiro de 2021. O ministro do Ambiente e da Ação Climática falava na sessão de encerramento do XI Congresso Ibérico de Gestão e Planeamento da Água, que, devido à pandemia de Covid-19, decorreu pela primeira vez online, entre a passada quinta-feira e esta quarta-feira.
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!