O Pilar Europeu dos Direitos Sociais é a estratégia social da União Europeia para assegurar que as transições decorrentes da neutralidade climática, da digitalização e da evolução demográfica, bem como a recuperação da pandemia da COVID-19, são socialmente justas e equitativas. A estratégia baseia-se em 20 princípios fundamentais.
Para sair da atual crise, a UE precisa de se concentrar na recuperação, promover a resiliência e guiar a economia no sentido de uma transição justa, ecológica e digital. Isto não pode acontecer à custa das pessoas, das regiões ou dos países mais pobres. A recuperação terá de ser inclusiva e equitativa. O Pilar Europeu dos Direitos Sociais serve de bússola para enfrentar os desafios sociais e económicos do nosso tempo.
A Comissão Europeia convida todos os parceiros a apresentarem os seus pontos de vista até 30 de novembro de 2020 sobre novas medidas estratégicas ou iniciativas jurídicas necessárias a diferentes níveis (local, regional, nacional e da UE) e/ou a assumirem compromissos concretos enquanto Estado-Membro, região, cidade ou organização no sentido da aplicação do pilar. Apresente o seu contributo
Dê-nos a sua opinião sobre o reforço da Europa Social – até 30 novembro
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!