A Comissão Europeia propôs 2021 como Ano Europeu da Ferrovia, com eventos e campanhas para promover o comboio como meio de transporte sustentável, inovador e seguro, no quadro dos esforços para alcançar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu. Apresentada no mesmo dia que a Lei do Clima – que visa consagrar na lei comunitária o compromisso da União Europeia de atingir a neutralidade carbónica até 2050 -, esta proposta do executivo de Bruxelas prevê “uma série de eventos, campanhas e iniciativas” de promoção dos transportes ferroviários ao longo de 2021, ano em que Portugal assume, durante o primeiro semestre, a presidência do Conselho da UE
O transporte ferroviário será promovido como modo de transporte sustentável, inovador e seguro. Os seus benefícios para as pessoas, a economia e o clima serão sublinhados e a atenção centrar-se-á nos desafios que subsistem à criação de um verdadeiro espaço ferroviário europeu único sem fronteiras. O festival de arte internacional Europália já elegeu o transporte ferroviário como tema para 2021, e constituirá um contribuinte ativo para o vasto leque de atividades realizadas ao longo do Ano Europeu do Transporte Ferroviário.
No roteiro da comissão Europeia para tornar a União Europeia sustentável até 2050, o Pacto Ecológico Europeu é a “… nova estratégia de crescimento; um crescimento que adiciona mais do que subtrai”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A marcar o início deste Ano Europeu no Algarve, a Infraestruturas de Portugal abriu os concursos da obra de eletrificação da Linha do Algarve integrado no Plano de Modernização da Rede Ferroviária Nacional que vai assegurar que todo o trajeto na Linha do Algarve possa ser realizado com recurso a material circulante elétrico, com ganhos ambientais e vantagens relativamente à melhoria de qualidade do material circulante. Este investimento na Linha do Algarve é comparticipado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2020 (Programa Compete 2020).
Para mais informação descarregue a ficha informativa.
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!